Jogos Tradicionais

Jogo da Relha

 

  

Neste jogo, que é um jogo de força e técnica, participa-se individualmente. O campo de jogo deverá ser plano e extenso.
A relha, peça do arado utilizada nos trabalhos agrícolas com cerca de 5 a 10 kg, é lançada por baixo (entre as pernas), atrás de um limite (traço)  marcado no chão. Ganha o participante que mais longe conseguir atirar a relha, podendo esta cair em qualquer posição do terreno. Enquanto a relha não tocar o chão, o jogador não pode ultrapassar o limite traçado no terreno.
   

Jogo do Fito

 

 

Criado por pastores, o Fito joga-se, ou com duas equipas de dois parceiros cada, ou um contra um, em terreno aberto de terra batida com uma extensão de 20 a 25 metros de comprido entre os dois vintes, pinos ou xinos, designação que varia conforme as terras onde se pratica este Jogo Tradicional.
Inicialmente começa-se por colocar os vintes, que consistem em duas pedras pontiagudas, uma em cada extremidade do terreno de jogo e que servem de alvo. Lança-se então uma pedra achatada (fito), escolhida de forma a se afeiçoar à mão do jogador.
Alternadamente os jogadores das equipas, tentam derrubar o vinte do outro lado campo e, colocar a pedra o mais próxima possível do alvo (vinte). A pedra que mais se aproximar do vinte ganha 2 pontos no final de cada jogada e, caso o derrube ganha 4 pontos. Quando uma das equipas atinge 15 pontos, os jogos passam-se a contar como pontos de cima. Ou seja, até 15 tentos, inclusive, são pontos de baixo e a partir dos 16 tentos, são pontos de cima recomeçando a contagem do zero, ou seja 15 + 15. Os jogos acabam quando uma das equipas fizer 30 tentos.
Sempre que o fito de um jogador fica mais próximo do vinte, este ganha a mão e é o primeiro a lançar, seguido de um dos jogadores da equipa adversária. Sempre que ganha a mão o jogador ou equipa faz 2 tentos. Quando derruba o vinte e ganha a mão, faz seis tentos. Se só derrubar o xino e não ganhar a mão faz quatro. Uma volta, pode dar no máximo 18 tentos, na eventualidade de todos os quatro jogadores derrubarem o vinte, mais os dois tentos do jogador que deixar o fito mais perto do vinte. Nalgumas localidades, desde que algum jogador derrube o vinte, os tentos (fito mais próximo do vinte), já não contam.