Ponte Medieval

Ponte construída em xisto sobre o rio Sabor. Assenta sobre três arcos, ligeiramente apontados, exceptuando um dos laterais, que apresenta um arco abatido, talvez por causa de obras de restauração. O tabuleiro evidencia um acentuado cavalete. A zona do tabuleiro, nomeadamente o piso e as guardas, tem sido alvo de reconstruções recentes.

 

Esta ponte romana que liga o termo de Outeiro com os de Parada e Grijó, era em fins do século XVIII, considerada de elevado interesse táctico pelos militares na consideração das possibilidades que se ofereciam ao inimigo de progredir em direcção a Bragança.

Em 1646  as tropas castelhanas invadiram território nacional, tomaram a vila d’Outeiro e daí prosseguiram para Bragança, e vêem acampar nas margens do Sabor, no Porto das Areias, a norte desta ponte. É então aí que Rodrigo de Figueiredo chama Achin de Tamericurt, juntam cem homens de cavalaria, que durante a noite, sem serem percebidos, aterrorizaram o acampamento inimigo, deixando assim livre Bragança e povoações circunvizinhas.
(fonteHistoria De Portugal Restaurado, Volume 1)


 
 

Comentários